Clássico do Cinema: A Força do Poder – Scarface

Clássico do Cinema: A Força do Poder - Scarface

Filme de culto por excelência, “Scarface” acompanha a rápida ascensão (e queda) de Tony Montana (Al Pacino), um ambicioso refugiado cubano, que se torna um barão da droga no submundo de Miami dos anos 80. Realizado por Brian de Palma, escrito por Oliver Stone e baseado no filme de Howard Hawks com o mesmo nome, de 1932, “Scarface” tornou-se uma verdadeira referência na cultura popular norte-americana, inspirando posters e artigos de roupa que ainda hoje são massivamente comercializados.

A Força do Poder - Scarface

Sinopse:

Quando Castro abriu o porto em Mariel Harbor, milhares de cubanos fugiram para os Estados Unidos. Um é um jovem rufia chamado Antonio (Tony) Montana, que, com o seu amigo Manny Ray, começa a operar com o tráfico de cocaína de Miami.

Ele sobrevive a um ataque de serra electrica quando um negócio corre mal, e a várias outras tentativas de assassinato por parte de «dealers» rivais que o querem eliminar. Eventualmente, o grandioso Montana torna-se líder de um cartel.

Mas os seus inimigos começam a persegui-lo e a sua paranóia ameaça fazer ruir o império que construiu…

A fita de Brian de Palma é um remake do filme “Scarface – A Vergonha de uma Nação”, do diretor Howard Hawks, de 1932. O argumentista Oliver Stone não apenas colocou o enredo nos anos 80, como também transferiu o ambiente da história de Chicago para Miami.

Trailer:

Crítica:

Filme de gangsters norte-americano realizado em 1983 por Brian De Palma, Scarface foi interpretado por Al Pacino, Steven Bauer, Michelle Pfeiffer, Mary Elizabeth Mastrantonio e Robert Loggia, entre outros. O argumento foi escrito por Oliver Stone, adaptando o clássico filme homónimo de 1932 realizado por Howard Hawks.

Violento remake de um clássico do cinema de gangsters, este é um poderoso exercício sobre o mundo do crime e sobre a ascensão e queda de um dos seus homens.

Tony Montana (Al Pacino) é um cadastrado cubano que, em 1980, aproveita a breve abertura da emigração para os EUA, instalando-se em Miami. Rapidamente, ele e o seu amigo Manny (Steven Bauer) entram no mundo do crime e procuram aumentar o seu poder e influência. Assim que matam um político para o poderoso mafioso local Frank Lopez (Robert Loggia), conseguem obter as autorizações de permanência no país e a proteção de Frank.

Depois de eliminar um traficante colombiano rival, Tony começa a ter um papel proeminente no negócio da cocaína na Florida. Uma das suas funções é também servir de motorista de Elvira (Michelle Pfeiffer), a mulher de Frank, viciada em cocaína. Elvira torna-se seu objeto de conquista, mas Tony mantém também uma obsessão incestuosa pela sua irmã Gina (Mary Elizabeth Mastrantonio), dominando-a e impedindo-a de sair com outros homens. A situação complica-se entre Frank e Tony quando um negócio corre mal e se dá uma disputa por Elvira. Frank manda matar Tony, mas este consegue escapar. É então que Tony mata Frank, casa com Elvira e torna-se o mais poderoso barão da droga do estado. Todavia, os problemas começam a aumentar.

Manny, apesar de advertido para não o fazer, encontra-se com Gina às escondidas, Elvira entra numa decadência lastimável devido à sua dependência e Tony vai-se tornando crescentemente paranoico e egoísta, ao mesmo tempo que vai consumindo cada vez mais droga.

Este é um dos mais estilizados filmes sobre o mundo do crime dos anos 80, tendo causado grande polémica devido à sua excessiva violência. Ficou particularmente famosa uma sequência que envolve uma motosserra e litros de sangue.

Brian De Palma demonstra um enorme entendimento sobre as convenções do filme de gangsters, o que, em conjunto com as poderosas interpretações (nomeadamente a figura odiosa e inesquecível de Al Pacino) e a eficiente banda sonora, torna este filme uma experiência difícil de esquecer.

Foi nomeado para três Globos de Ouro (Melhor Ator Dramático – Al Pacino, Melhor Ator Secundário – Steven Bauer e Melhor Banda Sonora).

Fonte: Infopedia

Realizador: Brian De Palma

Argumento: Oliver Stone

Intérpretes: Al Pacino, Steven Bauer, Michelle Pfeiffer, Mary Elizabeth Mastrantonio, F. Murray Abraham, Robert Loggia, Miriam Colon, Harris Yulin

Estreia Mundial: 1983

Estreia em Portugal: 1983

Mais Info: IMDB

Disponível em DVD: SIM

Site Oficial: clique aqui

Related Posts with Thumbnails