Clássico do Cinema: Nascido a 4 de Julho – Born on the Fourth of July

Baseado em factos reais, o clássico “Nascido a 4 de Julho” narra a história de Kovic desde que, jovem entusiasta americano, se alistou como voluntário para lutar na Guerra do Vietname, até regressar, inválido, numa cadeira de rodas. No seu regresso, Kovic encontra um país totalmente diferente daquele que deixou e pelo qual lutou. Profundamente comprometido, emergirá como uma nova voz a favor do desarmamento. O filme foi vencedor de 2 Óscares em 1990, incluindo o de Melhor Realizador.

Nascido a 4 de Julho - Born on the Fourth of July

Sinopse:

Ron Kovic (Tom Cruise) é um jovem que se alista no exército, para ir para a Guerra, no Vietname, sempre pensando que é o correcto (lutar pela Pátria) e é lá, que na sequência de uma troca de tiros, fica paralisado, tornando-se num veterano de guerra.

Ao voltar ao seu País, ele vai encontrar uma América em revolução, uma América dividida (uns contra a Guerra, outros a favor desta), ou seja, uma América em mudança.

Ele próprio, outrora, a favor da luta pela Pátria, lentamente, se apercebe que foi enganado, assim como a maioria dos jovens que se alistaram no exército, acabando ele, por se tornar numa voz importante contra a Guerra e a enfrentar os políticos, que insistem em inventar mentiras e desculpas, que justifiquem a causa.

Este filme é bastante perturbador, mostrando um pouco o sofrimento passado na Guerra do Vietname.

Trailer:

Realizador: Oliver Stone

Argumento: Ron Kovic, Oliver Stone

Intérpretes: Tom Cruise, Kyra Sedgwick, Raymond J. Barry, Willem Dafoe, Frank Whaley, Jerry Levine, Bryan Larkin, Samantha Larkin, Robert Camilletti, Caroline Kava, Seth Allen, Anne Bobby, Richard Panebianco, Stephen Baldwin, Jason Gedrick, John Getz, David Warshofsky, James Le Gros, Ben Wright, Markus Flanagan, R.D. Call, Christopher Walker, Vivica A. Fox, Bob Gunton, Mark Moses, Edie Brickell, Abbie Hoffman, Holly Marie Combs, Tom Sizemore, Michael Wincott, Andrew Lauer, Mike Sulsona, Lili Taylor, Tony Frank, Lucinda Jenney, Elizabeth Hoffman, Daniel Baldwin

Estreia Mundial: 1989

Estreia em Portugal: 1989

Mais Info: IMDB

Site Oficial: clique aqui

Related Posts with Thumbnails