Clássico do Cinema: O Pianista – The Pianist

Este belo e comovente filme premiado em 2002 com a Palma de Ouro em Cannes e com três Oscares® da Academia de Hollywood para Melhor Realizador; Melhor Actor e Melhor Argumento Adaptado, é retirado da autobiografia do pianista polaco Wladyslaw Szpilman, que por ser judeu sofreu na pele os horrores do Holocausto nazi. A realização ímpar e brilhante de Roman Polansky, e uma banda sonora onde predomina o compositor polaco Chopin, tornam este filme num monumento único.

O Pianista - The Pianist

Sinopse:

Esta aclamada adaptação é a dramática história da luta pela sobrevivência de um homem que, conseguindo fugir do gueto de Varsóvia e após a deportação de toda a sua família para os campos de concentração alemães, aprende a sobreviver em permanente fuga.

Sofrendo doenças, passado frio, fome e humilhações torna-se um espectador anónimo das atrocidades cometidas pelas forças invasoras contra os civis. Nesta constante luta pela vida, Szpilman conta com a ajuda de vários amigos polacos e até com a inesperada ajuda de um oficial alemão, fascinado pela sua tenacidade e capacidade de sobrevivência.

Sobrevivendo à guerra numa Varsóvia em escombros, Szpilman voltou por fim a tocar o seu amado piano, que lhe garantiu a sanidade mental e a força necessária para que permanecesse vivo depois de tanto sofrimento.

A realização ímpar e brilhante de Roman Polansky, e uma banda sonora onde predomina o compositor polaco Chopin, tornam este filme num monumento único à capacidade do ser humano de lutar contra qualquer adversidade.

Trailer:

Pictures:

Cenas do filme "O Pianista"

Cenas do filme "O Pianista"

Cenas do filme "O Pianista"

Cenas do filme "O Pianista"

Cenas do filme "O Pianista"

Crítica:

A palavra Holocausto relembra-me três filmes, brilhantes por sinal: A Lista de SchindlerA Vida é Bela de Steven Spielberg, de Roberto Begnini e O Pianista de Roman Polanski. Três visões diferentes sobre uma mesma história que chocou, e ainda choca o mundo: o genocídio judeu pelos nazis. Todos eles me emocionaram. Apenas um me fez aproximar do que realmente foi aquele massacre: O Pianista.

Este filme é baseado na história profundamente dramática do músico Wladislaw Spilzman e sua família, que foram capturados pelos nazis de forma bárbara como era seu apanágio. Desde cedo a música conseguiu amenizar o seu sofrimento, tal que só essa paixão e a ajuda de alguns amigos o deixaram sobreviver.

Esta caminhada pela salvação é muitíssimo bem filmada por Roman Polanski, amigo de Wladislaw, e talvez por também ele ter vivido este trágico episódio a filmagem surge com tanta verdade. Uma verdade que ainda sangra nos corações de muitos judeus.

Adrien Brody agarrou este desafio e faz uma interpretação fantástica, num filme difícil, em que a personagem principal desencadeia toda a acção e aparece muito tempo sozinho em cena. Os cenários são parte importantíssima deste filme de época, e mais uma vez estão à altura desta história heróica de um homem que representa um povo que perdeu tudo. Mas para Wladislaw ainda lhe restava a paixão pela música.

E se não bastasse, Roman Polanski filma o que para mim foi uma das cenas mais belas que já alguma vez vi filmadas: após anos refugiado, Wladislaw volta a tocar piano, uma música que canta a dor de um povo nas cinzas.

Fonte: Rascunho.net

Realizador: Roman Polanski

Argumento: Ronald Harwood, Wladyslaw Szpilman

Intérpretes: Adrien Brody, Thomas Kretschmann, Frank Finlay, Emilia Fox, Michal Zebrowski, Ed Stoppard, Maureen Lipman, Jessica Kate Meyer, Julia Rayner

Estreia Mundial: 2002

Estreia em Portugal: 2002

Mais Info: IMDB

Disponível em DVD: SIM

Site Oficial: clique aqui

Related Posts with Thumbnails