O Moinho e a Cruz – The Mill and the Cross

A ação do filme “O Moinho e a Cruz” passa-se em 1564, durante a ocupação espanhola em Flandres, atual Bélgica, onde ocorrem o calvário e a crucificação de Cristo. A vida de doze personagens, todos afetados pela presença do exército na região, é entrecruzada com o calvário, conduzido pelas tropas da ocupação. Realizado por Lech Majewski, um dos mais aclamados realizadores polacos, traz uma encenação da obra prima de Pieter Bruegel, “O Caminho para a Cavalaria” e a história da sua criação.

O Moinho e a Cruz - The Mill and the Cross

Sinopse:

Em 1564, Peter Bruegel (1525-1569) pintou “A Procissão e o Calvário”, uma representação a óleo em tela com mais de 500 personagens, sob o tema da crucificação de Jesus e as perseguições religiosas em Flandres.

Em 1996, mais de 400 anos depois, esse quadro deu origem à monografia “The Mill and the Cross”, uma análise exaustiva à obra de Bruegel pelo reconhecido crítico de arte Michael Francis Gibson.

Em 2011, o cineasta polaco Lech Majewski, inspirado por ambas as obras e utilizando cenários pintados conjuntamente com as mais recentes técnicas digitais, transporta para o grande ecrã a história de 12 daqueles personagens, num ambiente estilizado como se de um quadro a óleo se tratasse.

Com argumento do realizador Lech Majewski e do académico Michael Francis Gibson, o filme conta com a participação dos actores Rutger Hauer, Michael York e Charlotte Rampling.

Trailer:

Realizador: Lech Majewski

Argumento: Michael Francis Gibson, Lech Majewski

Intérpretes: Rutger Hauer, Michael York, Charlotte Rampling, Joanna Litwin, Dorota Lis, Bartosz Capowicz, Mateusz Machnik, Marian Makula

Estreia Mundial: 2012

Estreia em Portugal: 28 de Junho de 2012

Mais Info: IMDB

Site Oficial: clique aqui

Related Posts with Thumbnails