Tardes de Cinema…

Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme “Agentes Secundários”, uma comédia com Jonah Hill e Channing Tatum e baseado na popular série dos anos 80 que tinha Johnny Depp no papel principal. Destaque também para a estreia de “A Idade do Gelo 4: Deriva Continental”, que vai-se focar novamente em Diego, Sid e Manny que desta vez são separados do seus amigos e familiares após uma inundação e têm que usar um iceberg como navio para reencontrá-los.

Estreia ainda o filme “Estrada de Palha”que é um “western”, um género cinematográfico pouco explorado no cinema português; “Mais uma noite de merda nesta cidade de treta”, um filme baseado em factos reais com Robert De Niro e Julianne Moore; o filme “O Moinho e a Cruz”, que se passa em 1564, durante a ocupação espanhola em Flandres, atual Bélgica, onde ocorrem o calvário e a crucificação de Cristo; e por fim, a comédia francesa “O Nome da discórdia”.

Cenas do filme "21 Jump Street"

AGENTES SECUNDÁRIOS
M12|ACÇÃO, COMÉDIA, CRIME|EUA|109m

Realizador: Phil Lord, Chris Miller
Argumento: Michael Bacall, Jonah Hill
Intérpretes: Jonah Hill, Channing Tatum, Ice Cube, Brie Larson, Dave Franco, Rob Riggle, DeRay Davis, Chris Parnell, Ellie Kemper, Jake M. Johnson, Nick Offerman
IMDB: 7,4 /10 (63 864 votos)

Agentes Secundários - 21 Jump Street

Baseado na popular série dos anos 80 que tinha Johnny Depp no papel principal, surge agora o remake “Agentes Secundários”, uma comédia com Jonah Hill e Channing Tatum. O enredo gira à volta de Schmidt (Jonah Hill) e Jenko (Channing Tatum) que, devido ao seu aspeto jovem são transferidos para uma unidade especial da polícia, a Jump Street Unit.

Morton Schmidt e Greg Jenko (Jonah Hill e Channing Tatum) eram, nos tempos de liceu, inimigos declarados: o primeiro era o típico marrão; o segundo, o engraçadinho da turma que gostava de ridicularizar os mais fracos. Quando, anos mais tarde, se encontram na academia de polícias, deixam para trás as divergências e acabam por se tornar companheiros de treino e de estudo.

Apesar das grandes dificuldades a fazer a recruta, ambos acabam por conseguir terminá-la, mesmo sem grande reconhecimento ou mérito particular. Assim, acabam juntos como agentes secundários e enviados para a 21 Jump Street.

A sua função é simples: dada a sua aparência jovem e imatura, são novamente matriculados no liceu onde tentarão controlar o tráfico de uma nova droga sintética que se está a vulgarizar entre os alunos. Para isso, vão ter de voltar a interiorizar o espírito adolescente e cumprir, com dignidade e distinção, a sua primeira missão.

Uma comédia realizada pela dupla Phil Lord e Chris Miller (“Chovem Almondegas”) baseada na série televisiva em voga nos anos 1980, criada por Stephen J. Cannell e Patrick Hasburgh, com Johnny Deep como um dos protagonistas.

A IDADE DO GELO 4: DERIVA CONTINENTAL
M12|ANIMAÇÃO, AVENTURA, COMÉDIA|EUA|94m

Realizador: Steve Martino, Mike Thurmeier
Argumento: Michael Berg, Jason Fuchs, Mike Reiss
Intérpretes: Chris Wedge, John Leguizamo, Ray Romano, Denis Leary, Seann William Scott, Jennifer Lopez, Queen Latifah
IMDB: (ainda sem votação)

A Idade do Gelo 4: Deriva Continental - Ice Age: Continental Drift

A história do filme “A Idade do Gelo 4: Deriva Continental”, o quarto da saga, vai-se focar novamente em Diego, Sid e Manny que desta vez são separados do seus amigos e familiares após uma inundação e têm que usar um iceberg como navio para reencontrá-los. No elenco vocal encontramos Chris Wedge (Scrat), Ray Romano (Manny), Queen Latifah (Ellie), John Leguizamo (Sid), Denis Leary (Diego), Seann William Scott (Crash) e Josh Peck (Eddie).

Quando Scrat, o mais teimoso e persistente esquilo da História da Terra, desencadeia mais uma série de eventos cataclísmicos à escala planetária, Manny (voz de Ray Romano), Diego (Denis Leary) e Sid (John Leguizamo) são empurrados para mais uma perigosa aventura. Desta vez, à deriva numa ilha de gelo e separados do resto do clã, os três acabam capturados por um grupo de piratas mal-encarados decididos a impedir o seu regresso a casa.

Pelo meio, Sid ainda encontrará os seus antepassados e Diego descobrirá o amor de Shira (Jennifer Lopes), uma linda tigre-dentes-de-sabre.

Realizado por Steve Martino e Mike Thurmeier, é o quarto episódio da divertida saga “Idade do Gelo”, iniciada em 2002, por Chris Wedge e Carlos Saldanha.

ESTRADA DE PALHA
M12|AÇÃO, AVENTURA, DRAMA, OESTE|PORTUGAL|90m

Realizador: Rodrigo Areias
Argumento: Rodrigo Areias
Intérpretes: Vítor Correia, Nuno Melo, Inês Mariana Moitas, Adelaide Teixeira, Ângelo Torres
IMDB: (ainda sem votação)

Estrada de Palha

“Estrada de Palha” é um “western”, um género cinematográfico pouco explorado no cinema português, cuja ação decorre no início do século XX, após o regicídio, mas ainda antes da implantação da República. No filme, a personagem principal (Vítor Correia) regressa a Portugal para vingar a morte do irmão e leva no bolso o livro “Desobediência Civil”, de Henry David Thoreau. O filme foi rodado entre a serra da Estrela e o Alto Alentejo – além de uma série de planos feitos na Lapónia.

Esta é a história de um homem que após ter vivido longe do seu país durante mais de uma década, volta à sua aldeia para vingar a morte do irmão.

Inspirado nos escritos de Henry David Thoreau, traduz «Desobediência Civil» para português. Num pais onde a corrupção e a extorsão são encaradas com normalidade, aqueles que materializam a representação do Estado prendem e matam impunemente.

Alberto tenta combater a tirania do estado e salvar o que resta da sua familia. Mas este é um país onde nada muda…

“Estrada de Palha” é uma espécie de “western” alentejano que decorre na primeira década do século XX. A história centra-se em Alberto, um emigrante que regressa à aldeia natal em busca de justiça e é confrontado com jogos de poder e corrupção.

MAIS UMA NOITE DE MERDA NESTA CIDADE DE TRETA
M12|COMÉDIA, DRAMA|EUA|102m

Realizador: Paul Weitz
Argumento: Nick Flynn, Paul Weitz
Intérpretes: Paul Dano, Robert De Niro, Julianne Moore, Olivia Thirlby, Eddie Rouse, Steve Cirbus, Lili Taylor, Victor Rasuk, Liam Broggy, Chris Chalk, Wes Studi
IMDB: 6,7 /10 (459 votos)

Mais uma noite de merda nesta cidade de treta - Being Flynn

Baseado no livro “Another Bullsh*t Night in Suck City”, de Nick Flynn, a história de “Mais uma noite de merda nesta cidade de treta”, baseada em factos reais, acompanha a vida de Nick (Paul Dano), um aspirante a escritor, que vê a sua vida rodeada de grande instabilidade, com a prisão do seu pai (Robert De Niro), a morte da mãe, e devido ao facto de não ter uma casa em condições.

Nick Flynn é um jovem escritor que procura definir-se. Ele tem saudades da sua falecida mãe, Jody, e da sua natureza ternurenta. Mas o seu pai, Jonathan, não passa de uma lembrança, uma vez que Nick não vê o pai há 18 anos. Jonathan Flynn há muito tempo que se definiu a si próprio como um grande escritor, “um mestre contador de histórias”.

Depois de abandonar a sua mulher e o filho, Jonathan enfrenta a vida com seus próprios meios, e acaba a cumprir uma pena de prisão por passar cheques falsos. Depois de sair da prisão, ele conduz um táxi durante alguns anos, mas com a bebida e as excentricidades a aumentar, Jonathan perde o emprego. Apesar das ocasionais grandiosas cartas para o seu filho, ele manteve-se sempre ausente da vida de Nick.

Ao ver-se subitamente “despejado” do seu apartamento, Jonathan recorre a Nick e os dois encontram-se pessoalmente. O homem mais velho é eloquente e formidável; oprimido, Nick, prepara-se no entanto para integrar o pai na sua vida. Mas depressa se apercebe que o seu esforço é em vão, pois o pai desaparece outra vez.

Prosseguindo a sua vida, Nick aceita um emprego num centro para os sem-abrigo, onde aprende com o Capitão e com Joy a relacionar-se com os que chegam, noite após noite. Ao lidar com os sem-abrigo – alguns de forma permanente, outros temporários – e ao ouvir as suas histórias, Nick encontra finalmente o seu propósito de vida e de trabalho. Para além disto, envolve-se com uma colega de trabalho, Denise.

Numa noite, Jonathan surge no centro, à procura de uma cama, e o sentido de compaixão de Nick vacila. Para dar a ambos uma oportunidade real de futuro, Nick terá de decidir para quem procurar primeiro redenção.

O MOINHO E A CRUZ
M12|DRAMA, HISTÓRIA|POLÓNIA|92m

Realizador: Lech Majewski
Argumento: Michael Francis Gibson, Lech Majewski
Intérpretes: Rutger Hauer, Michael York, Charlotte Rampling, Joanna Litwin, Dorota Lis, Bartosz Capowicz, Mateusz Machnik, Marian Makula
IMDB: 6,7 /10 (1 382 votos)

O Moinho e a Cruz - The Mill and the Cross

A ação do filme “O Moinho e a Cruz” passa-se em 1564, durante a ocupação espanhola em Flandres, atual Bélgica, onde ocorrem o calvário e a crucificação de Cristo. A vida de doze personagens, todos afetados pela presença do exército na região, é entrecruzada com o calvário, conduzido pelas tropas da ocupação. Realizado por Lech Majewski, um dos mais aclamados realizadores polacos, traz uma encenação da obra prima de Pieter Bruegel, “O Caminho para a Cavalaria” e a história da sua criação.

Em 1564, Peter Bruegel (1525-1569) pintou “A Procissão e o Calvário”, uma representação a óleo em tela com mais de 500 personagens, sob o tema da crucificação de Jesus e as perseguições religiosas em Flandres.

Em 1996, mais de 400 anos depois, esse quadro deu origem à monografia “The Mill and the Cross”, uma análise exaustiva à obra de Bruegel pelo reconhecido crítico de arte Michael Francis Gibson.

Em 2011, o cineasta polaco Lech Majewski, inspirado por ambas as obras e utilizando cenários pintados conjuntamente com as mais recentes técnicas digitais, transporta para o grande ecrã a história de 12 daqueles personagens, num ambiente estilizado como se de um quadro a óleo se tratasse.

Com argumento do realizador Lech Majewski e do académico Michael Francis Gibson, o filme conta com a participação dos actores Rutger Hauer, Michael York e Charlotte Rampling.

O NOME DA DISCÓRDIA
M12|COMÉDIA|FRANÇA|109m

Realizador: Alexandre de La Patellière, Matthieu Delaporte
Argumento: Matthieu Delaporte
Intérpretes: Patrick Bruel, Valérie Benguigui, Charles Berling, Guillaume de Tonquedec, Judith El Zein, Françoise Fabian, Yaniss Lespert, Miren Pradier, Alexis Leprise
IMDB: (ainda sem votação)

O Nome da discórdia - Le Prénom

No filme francês “O Nome da discórdia”, o quarentão Vincent (Patrick Bruel), vai ser pai pela primeira vez. Durante um jantar em casa da irmã Élisabeth (Valérie Benguigui) e do cunhado Pierre (Charles Berling), reencontra Claude (Guillaume de Tonquédec), um amigo de infância. Realizado por Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte, uma comédia familiar baseada numa peça de teatro da autoria de Delaporte.

Vincent é casado com Anna (Patrick Bruel, Judith El Zein) e, apesar de já ter passadoos quarenta, está extasiado com a ideia de se tornar pai pela primeira vez.

Certa noite, os dois são convidados para um jantar familiar em casa da irmã e cunhadode Vincent. Porém, quando o futuro pai é questionado sobre o nome escolhidopara a criança, a sua resposta lança-os num autêntico caos familiar.

Para piorar, a presença de Claude (Guillaume de Tonquedec), um amigo de longa data,é tudo menos apaziguadora…

Realizado por Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte, uma comédia familiar baseada numa peça de teatro da autoria de Delaporte.

Related Posts with Thumbnails